Como se forma um Empreendedor de Sucesso – 7 Princípios

Como se forma um Empreendedor de Sucesso

Atingir a prosperidade ao iniciar um empreendimento próprio é o sonho de todos aqueles que decidem se tornar donos de seu destino profissional.

No entanto, para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso muito mais que apenas trabalho duro.

Empreender é uma atividade de risco, com boas chances de sucesso, mas enormes possibilidades de fracasso, caso o novo empresário não se atente a técnicas que podem trazer prosperidade à sua empreitada.

Para tentar mostrar aos que se aventuram em se tornar um empreendedor de sucesso, fomos em busca de dicas e conselhos de especialistas no tema.

Vale ressaltar que não há regra para conquistar o sucesso empreendendo. Exitem 1001 formas.

O que buscamos demonstrar aqui são os principais pontos que os empreendedores de sucesso tem em comum.

 

Pesquise a ideia a fundo antes de empreender

Os motivos que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor são os mais diversos, saindo desde um sonho de infância até o desemprego, que os obrigam a buscar outras formas de remuneração diante da dificuldade em encontrar uma nova ocupação.

A baixa qualificação de muitos empreendedores, aliás, pode representar um entrave aos que buscam o sucesso em seus negócios próprios.

Para solucionar este problema, a recomendação dos especialistas é que os empreendedores buscam qualificação, seja por meio de cursos, leituras especializadas ou conversas com especialistas na área ou até outros empreendedores que já superaram as dificuldades típicas da abertura de um negócio.

Se diferencie

Ter uma boa ideia não é o suficiente para se tornar um empreendedor de sucesso.

Para sobreviver a um ambiente altamente corporativo, o ideal é que o jovem empresário busque desenvolver mecanismos de diferenciação.

Se destaque em seu meio de negócios, trazendo novas alternativas para seu produto, seja por meio de promoções, novos conteúdos ou uma boa propaganda. Inove para sair na frente.

Invista em um plano de negócios

Formatar um bom empreendimento em si pode não ser muito simples, mas com a utilização do plano de negócios a tarefa pode se tornar mais fácil.

Neste momento, o empreendedor deve colocar suas ideias no papel, abordando tudo que se relacione ao negócio, desde dificuldades para a implementação da ideia até sugestões de divulgação.

Para desenhar o plano de negócios existem boas ferramentas disponíveis online.

Uma delas é o Canvas. Ali é possível utilizar post-its virtuais, destacando pontos a fortalecer ou investir para ampliar o sucesso da empreitada.

Verifique o tempo de vida útil de sua ideia          

Quando temos uma boa ideia, seja por necessidade ou simplesmente um sonho antigo, não costumamos nos demorar na análise da vida útil que a solução desenhada por nós terá e sua capacidade de sustentar no mercado após o fim do boom em busca da solução inventada por você.

Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário identificar o tempo certo entre a maturação de sua ideia e a viabilidade do negócio.

O ideal é não demorar tanto para coloca-la em prática, a ponto de que outro empreendedor apresente uma solução mais interessante que a sua, mas não se apressar tanto que você entregue uma solução incompleta e repleta de falhas.

Busque o meio tempo entre estes dois períodos, e avalie sempre se sua ideia ainda possui espaço no mercado, e como fazer para torna-la mais relevante que as soluções semelhantes oferecidas por concorrentes.

Busque atividades que lhe dão prazer

Se tornar dono de seu próprio negócio, por si só, já é algo extremamente estressante e que consumirá boa parte de seu tempo.

Então, para tornar o trabalho mais prazeroso, o recomendado por especialistas é que você escolha um negócio que lhe agrada.

Caso sua atividade preferida não se encaixa exatamente em seu negócio, desenvolva soluções relacionadas à sua atividade preferida, de forma a aliar trabalho e prazer.

Além disso, ao escolher empreender em um setor que domina, aumentam suas chances de oferecer um serviço de maior qualidade a seus clientes.

Faça uma autoanálise crítica

Empreender, sobretudo por meio de uma ideia que se gosta pode gerar a falsa ideia de que você domina aquele assunto ou é o melhor profissional da área.

Para evitar cair na armadilha do ego e facilitar sua conversão em um empreendedor de sucesso, é fundamental a realização de uma autoanálise crítica.

Mesmo que seu negócio esteja vivendo um bom momento, o ideal é não se deixar ofuscar pela empolgação do sucesso e avaliar quais seus pontos fortes e fracos.

Trace estratégias que mantenham sua empresa entre as companhias de sucesso e cuide sempre da rentabilidade do negócio.

Mantenha sempre os pés no chão para conseguir solucionar problemas que, começam pequenos, mas ganham força em momentos para os quais não estamos prontos.

Busque conselhos de especialistas

Empreender é, antes de tudo, iniciar um negócio sozinho. Você arca com os bônus e os ônus de construir uma empresa rentável do nada.

Então, para aliviar a pressão e compartilhar suas dúvidas e angústias, busque o conselho de outros empresários.

Procure ainda uma mentoria, com a ajuda de empresas especializadas ou centros de capacitação a pequenos empresários.

Empreender é para poucos, mas para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário um trabalho ainda maior.

Sangue, suor, lágrimas e uma ideia inovadora balizam o dia-a-dia dos que constroem um novo império sozinhos.

E por último, mas não menos importante…

Você precisa ter foco. Sim, parece clichê, mas é necessário frisar. Para explicar da melhor forma possível, deixaremos o acesso a uma série de 7 vídeos do master Coach e Phd  pela Florida Christian University, Presidente da Febracis, criador do Método CIS® e autor do livro best seller “O Poder da Ação”.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *