Como Calcular o ROI – Retorno sobre Investimento

ROI

ROI (Return on Investment)

O ROI em nosso português significa Retorno Sobre Investimento, e é  uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada injeção de investimentos.

Ou seja, essa métrica mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação a quantia que foi investida, possibilitando que avaliaremos como determinados investimentos contribuem no resultado do negócio e a saber o tempo em que teremos nosso dinheiro investido de volta.

Um exemplo comum, é em relação aos investimentos em Marketing. Digamos que investimos 100 em anúncios, e esse por sua vez, resultaram 500 em vendas.

O retorno foi ótimo, não? Exatamente de 4 vezes o investimento inicial, ou seja, retorno de 400%. Veja a seguir como calcular.

ROI = Ganho Obtido – Investimento / Investimento Inicial

Exemplo:

ROI = 9.000 – 3.000 / 3.000

ROI= 2

Retorno de 2 vezes o capital investido.

Para saber o resultado em percentual, basta multiplicar o resultado por 100:

ROI= 2 x 100

Retorno sobre investimento de = 200%

Para que essa métrica seja mais precisa, é necessário que seja incluso no valor investido, todo gasto incorrido no investimento, por menor que seja, seja dinheiro ou tempo.

Vale lembrar que existem fatores externos que podem influenciar o resultado do ROI. Como por exemplo a concorrência e as características comportamentais do público alvo, o que tornam essa métrica imperfeita.

Além disso, o resultado do Retorno sobre Investimento não é medido em positivo ou negativo.

Para algumas empresas, um ROI de 100% pode ser insatisfatório, quanto para outras, pode ser ótimo.

Por exemplo, quando falamos em investimentos em anúncios em plataformas digitais, para um negócio digital um ROI consideravelmente bom varia em torno de 60 a 80%, já o mesmo tipo de investimento, porém em uma empresa física, um ROI bom varia entre 10 a 20%, dificilmente passando disso.

Falando em investimentos em plataformas digitais: Uma Maravilha!

Traz muitos resultados se você tiver um negócio digital. Você pode começar hoje e ter resultado amanha. Simples assim 😀

Hoje o facebook traz inúmeras possibilidades e eu recomendo fortemente que você busque conhecimentos sobre essa arte de investir em anúncios. O que eu fiz e recomendo, é o curso Facebook Ads.

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