5 Competências de um Vendedor Bem Sucedido e Porquê você, como empreendedor, deve possui-las.

Vendedor perfeito

Vender é a prioridade número 1 de qualquer negócio. Um negócio, por mais bem sucedido que for, sem vendas, quebra! E é por esse motivo que você deve ser um bom vendedor.

Seja para desenvolver essa habilidade em seu perfil ou para desenvolver essa habilidade em sua equipe comercial.

E frequentemente, vemos empreendedores que não pensam na área comercial com a seriedade e com o foco que merece.

A área comercial é, basicamente, a grande mola propulsora do negócio e o empreendedor que não dá a devida importância terá grandes limitações.

Por esse, e muitos outros fatos, é crucial  que você como empreendedor tenha essas competências. Caso você não consiga ter essa habilidade, ou não goste, você pode arrumar um sócio que tenha e goste.

Porquê seja qual for seu negócio, será necessário desenvolver uma equipe de ótimos vendedores.

vendedor

vendedor

Outro fator que destaca a importância da área comercial é que nunca houve tanta concorrência como os dias de hoje. Isso ocorre devido ao fato da globalização estar unindo o mundo inteiro, por meio da internet.

Hoje, vemos várias organizações fora do Brasil que disponibilizam soluções  e produtos de ponta para brasileiros, sem ter sequer uma pessoa no Brasil. Isso significa que você compete com o resto do mundo.

E com essa mesma internet, vêm um acesso mais fácil a informações, que consequentemente  geram mais opções e poder para seus clientes. Tornando o processo de venda mais difícil.  

Mas por outro lado e felizmente! Com mais opções para seus clientes, mais dúvidas eles terão e mais confusos  e inseguros eles estarão:

vendedor

vendedor

E é nesse ponto que eles recorrem aos melhores especialistas, aqueles que entendem tudo sobre o assunto, que eles sabem que podem confiar: os vendedores, melhor: os vendedores competentes.

E é por isso, que você deve desenvolver as competências em si e em sua organização, que terá como consequência, grandes vendas e por conseguinte um ótimo lucro.

Agora, que você já está ciente da importância da área comercial, é essencial que você saiba do que não pode faltar em um vendedor para a partir daí, focar no desenvolvimento das competências.

Em primeiro lugar, o vendedor precisa se vender bem. Isso significa manter uma boa aparência pessoal, ser bem apresentado.  O que queremos destacar aqui não é que você precisa ser um modelo, e sim, que você tenha brilho nos olhos ao desempenhar o trabalho de vendas.

Segunda coisa, é preciso que o vendedor tenha postura, atitude. Olhe no olho do cliente, fale com convicção. Vendedor não é garçom. Seu cliente precisa de você, precisa de uma solução, e você tem.

Terceira coisa: não seja ansioso. Você não quer ser aquele vendedor chato, do qual as pessoas fogem, certo?
E não há nada mais desagradável, do que ter que aturar esse tipo de vendedor, que têm escrito em sua testa: quero vender!
Simplesmente, não faça questão! Assim você não transmitirá a ansiedade e gerará mais atenção do cliente.

Após ter passado nesses três pontos, podemos focar no desenvolvimento das principais competências.

 

Competência número 1: Conhecer o produto e o cliente

Quando você têm um ótimo produto, feito com base nas necessidades de um cliente, e que juntamente leva valor, o vendedor fica mais confiante ao mencionar todas os benefícios que o produto pode prover, e assim ele não terá nenhum problema ao dialogar com o cliente.

Por isso, o vendedor precisa conhecer de A á Z o bem que comercializa, e não somente as características, mas também os benefícios que o produto pode proporcionalizar ao cliente, como o produto faz a diferença na vida do cliente.

Além de conhecer o produto, é essencial que se conheça o universo do cliente. Ou seja, suas necessidades, seus problemas, pontos fracos.

Ao ter esse conhecimento, será muito mais fácil fazer a abordagem e a comunicação será muito mais efetiva.

Basicamente, conhecer todos as minucias do produto, e do mundo do cliente, dará ao vendedor muito mais confiança, mais segurança ao dialogar com o cliente e por consequência o vendedor terá muito mais exito.

 

Competência número 2: Relacionamento

Após conhecer bem o produto, é essencial  que o vendedor conquiste a confiança do cliente, com base em um relacionamento transparente e com consistência, onde você deixa claro a sua intenção de ajuda-lo e o seu compromisso com o sucesso dele.

Ao conseguir construir um relacionamento com o cliente, o vendedor conquistará sua confiança. E é nesse ponto em que o vendedor poderá fazer sua abordagem de forma completa.

Mas tudo isso só é possível, se você conhecer bem o universo do seu cliente. Conheça os problemas que ele enfrenta, os pontos fortes e fracos, tudo!

Competência número 3: Comunicação

Não adianta ter um ótimo produto, se você como vendedor não souber comunicar de forma convicta o valor que está contido na produto, os benefícios que ele trará.

Saber se comunicar é transmitir as informações de uma forma convicta, que demostre confiança e respeito e, não menos importante, saber ouvir o cliente.

Mas… essa comunicação só será realmente efetiva, se o vendedor conhecer afundo o universo do cliente, ver o mundo com o olhos do cliente.

Competência número 4: Foco em resultados

Todo vendedor de sucesso é orientado a resultados e na maioria dos casos ele recebe mais “não” do que “sim”.

Por isso, é necessário que o vendedor saiba que esse “não” é a ponte para o “sim”, é parte do processo.

Essa competência trata então, do comprometimento que o vendedor deve ter com o seu sucesso, com seu exito, com as metas, de não se abater com os reveses e entender que tudo isso, faz parte do processo.

Competência número 5: Perfil empreendedor

Essa mentalidade empreendedora, trata-se do desejo que o vendedor tem de: ser o protagonista, de conquistar o cliente, de resolver um problema do cliente, de vender uma solução inovadora e diferenciada ao cliente, apreender de forma contínua sobre o negócio e não se abater diante das negativas que envolvem no negócio.

Basicamente essa competência trata de ter ambição, se comprometer consigo mesmo e ter garra para conquistar o cliente.

vendedor

 

Com essas competências, você terá muito sucesso, não somente como vendedor, mas também como empreendedor.

Espero que você tenha entendido que todas essas competências não são exclusivas somente para os vendedores. Os empreendedores devem ter conhecimento extenso desse assunto.

É claro que o empreendedor pode contratar um gerente de vendas, mas… existem grandes chances desse empreendedor se tornar refém dessa pessoa.

E para concluir…Conhecimento nunca é demais. Seja você um vendedor, ou empreendedor, estude sobre esse assunto, coloque em prática essas competências pois, mais cedo ou mais tarde, elas serão necessárias em sua vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *