10 Passos Para Aumentar a Produtividade

Produtividade

Eu tenho que admitir, nem sempre tive uma boa produtividade. Teve momentos em minha vida onde eu tive maús hábitos e então pensava que estava produzindo algo devido à estar sempre ocupado. Isso era mais como um passo para frente e dois para trás. Então percebi que não estava trabalhando em meu pleno potencial e não estava colocando meu esforço em áreas de alto rendimento.

Para minha sorte, me deparei com alguns artigos na internet sobre empreendedores bem sucedidos, que abriram minha mente sobre o que é ter produtividade. Após gastar algum tempo lendo sobre essas pessoas, eu notei alguns hábitos em comuns entre eles, os quais interferiam diretamente na produtividade e no sucesso dessas pessoas. Então eu procurei entrar em mais detalhes e entender melhor sobre os melhores hábitos que realmente ajudam para alcançar o sucesso, os quais eu rapidamente implementei em minha vida e instantaneamente obtive resultados positivos.

O que quero dizer é que, as pessoas que conquistaram o sucesso não chegaram lá por acaso. Eles agiram propositalmente na maneira de como eles trabalharam a fim de maximizar cada minuto de cada dia. Tente alguns desses hábitos e veja sua produtividade aumentar.

Produtividade: 10 passos para aumenta-la

10 Passos Para Aumentar a Produtividade

1-Foque em uma coisa de cada vez

Embora ser multi-tarefa pode parecer uma grande ideia que irá lhe ajudar a fazer mais coisas ao mesmo tempo, esse ato pode na realidade limitar sua produtividade e a qualidade de seu trabalho.

As pessoas mais produtivas colocam todo seu tempo e energia em uma tarefa de cada vez, normalmente um item de sua lista de coisas a fazer que irá lhes proporcionar um avanço para o sucesso.

 2-Elimine distrações

Focar em uma única tarefa não vai funcionar se o seu celular está cada pouco lhe distraindo com notificações de redes sociais, WhatsApp, joguinhos ou coisas do tipo.

Pessoas produtivas se dão o presente de eliminar todas as distrações possíveis em seu ambiente de trabalho ou de estudo, que deve ser seu templo, não permita visitantes casuais.

O que eu faço e recomendo é colocar o celular no modo noturno, o qual pode ser configurado para permitir chamadas apenas de seus contatos configurados favoritos(como por exemplo sua esposa, filho, mãe) em casos de emergências. Desligue também notificações de outros aplicativos como Skype, Facebook, etc.. Feche a porta, janela, seja o que for: Você precisa de foco!

Caso tenha condições no momento e não tenha ainda, eu aconselho fortemente que você crie um ambiente só seu, com atitudes que nos mantem focado no que é mais importante. Além disso, elimine todas as coisas desimportantes ao seu redor, deixe apenas o que é necessário.

Isso tudo se torna infinitamente mais fácil quando você tem uma série de regras, respostas e rotinas a seguir. É seu trabalho evitar que você e outros permitam que o desnecessário e o desimportante atrapalhem a realização total do que é importante.

3-Equilibre lar e trabalho

O segredo é não focar somente em trabalho. Empreendedores precisam estar com a mente vazia e tranquila ao iniciar o dia para que as ideias fluam.

Mesmo se o seu trabalho é sua paixão ou não, você precisa equilibrar suas relações pessoais  para que o horário em que esteja no escritório seja produtivo.

Reserve um tempo para sua família, amigos, exercícios e descanso e então defenda-a da mesma maneira que agiria em relação a uma importante reunião de negócios. Ficar enviando e-mails no fim de semana não é a melhor forma de passar o pouco tempo que você tem nesse planeta.

4-Olhe seu e-mail em horários estabelecidos

Responder e-mails sempre que eles chegam é um erro que lhe distrai e lhe tira o foco. Concentre-se em suas prioridades em vez de responder emergências fabricadas.

Crie uma resposta automática e confira a caixa de entrada duas ou três vezes por dia. Aconselho que confira seus e-mails uma vez ao meio-dia, ou logo depois do almoço, e novamente as 4 da tarde. São horários em que é mais provável que você tenha recebido respostas para os e-mails que porventura tenha enviado.

Não confira seu e-mail logo pela manhã, pois isso poderá comprometer seus planos e prioridades para o dia.  Em vez disso faça sua tarefa mais importante antes das 11 horas, para evitar usar o almoço ou a leitura de e-mails como uma desculpa para adiá-la.

5-Diga “Sim” moderadamente

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa… Não deixe o ruído da opinião dos outros abafar a sua voz interior.” —Steve Jobs

Pessoas produtivas sabem de duas coisas: Primeira: Tempo é escasso, e Dois: é impossível agradar a todas as pessoas.

Sempre ceder aos desejos e vontades dos outros é a forma mais fácil de deixar de lado nossas próprias necessidades. Geralmente sentimentos de medo, culpa e vaidade fazem as pessoas sacrificarem-se pelos interesses dos outros e não se dão conta do quanto agir motivado por esses sentimentos é devastador.

O que recomendo é que você seja direto, sem entrar em detalhes ao recusar um pedido. Lembre-se que ao priorizar seus compromissos você não está fazendo nada de errado.

É claro que as vezes você pode dizer “sim” ao pedido de alguém próximo. Neste caso, assegure que isso não vai entrar em conflito com os seus compromissos já existentes, peça tempo para pensar e tome cuidado com os manipuladores.

Assim, você deixará claro que não é apenas uma pessoa que está sempre preocupada em agradar os outros e defende seus objetivos.

6-Mantenha uma rotina matinal

A rotina possibilita a inovação onde é mais valiosa.

As pessoas com maior produtividade  tem uma rotina configurada e bem estabelecida que lhe preparam para o dia.

Café, banho quente, exercício físico, meditação lideram essa lista. Mas pode ser qualquer coisa que fortaleça sua mente e seu corpo para enfrentar o dia. Rotinas se tornam hábitos, e bons hábitos lhe mantém saudável, com energia e pronto pra tudo.

Um bom hábito que recomendo é se exercitar. Esse tempo gasto se exercitando e cuidando da saúde é ganho em energia para realizar as tarefas.

Prepare-se, a mudança de hábitos não é fácil, pois sua mente vai resistir. Por isso você precisa estar em um estado ideal de motivação, crie recompensas, pense no motivo que fez você começar e se motive para se manter na linha.

7-Delegue o máximo possível

“A visão é realmente sobre delegar poderes aos funcionários, dando-lhes toda a informação sobre o que está acontecendo, de modo que eles possam fazer muito mais do que faziam no passado.” -Bill Gates.

As pessoas são mais espertas do que você pensa. Dê-lhes a chance de provar seu valor e agirem sem interrompê-lo.

Isso se torna mais fácil quando se tem uma série de regras, respostas e rotinas a seguir. A probabilidade de problemas irreversíveis é mínima e a economia de tempo é garantida. Se você for empregado, acredite em você o bastante para pedir ao seu chefe mais independência.

Lembre-se: Nunca automatize nada que possa ser eliminado, e nunca delegue algo que possa ser automatizado ou dinamizado.

 

8-Antecipe seu dia e futuras falhas

Pessoas com ótima produtividade consideram com antecedência o que irão precisar no futuro. Até mesmo em suas tarefas diárias, se você pensar algumas horas a frente, ou até dias a frente, você terá menos stress no futuro e será mais produtivo, no momento em que você não gasta tempo procurando uma forma de resolução sobre pressão para algo que poderia ter evitado.

Recomendo fortemente que planeje as tarefas do dia seguinte, com suas prioridades, onde começar, o que evitar, anotando em um papel pequeno que caiba em seu bolso e durante o dia, conforme for concluindo, vá riscando os itens.

9-Evite reuniões

Muitas reuniões não tem objetivos claros e são uma grande perda de tempo. Frequentemente, elas não são necessárias e todas as questões poderiam ser resolvidas com alguns e-mails.

Se você realmente não puder evitar uma reunião, defina o horário em que acabará. Não deixe essas discussões sem conclusão e mantenha-as curtas. Tenha decisões predefinidas, não  as marque para definir o problema.

10-Use a Lei de Parkinson

A Lei de Parkinson é essencial para manter uma ótima produtividade. Uma vez que temos 8 horas para nos ocupar, preenchemos as 8 horas. Se tivermos 15, preenchemos as 15 horas. Se tivéssemos uma emergência e precisássemos sair do trabalho em 2 horas, mas com prazos a serem cumpridos, milagrosamente completaríamos todo o trabalho nessas duas horas.

Tudo isso está relacionado com essa Lei de Parkinson que diz: uma tarefa aumentará de importância e de complexidade em relação ao tempo alocado para sua realização. Caso você tenha um trabalho para realizar em 24 horas, a pressão do tempo força-o a se concentrar na execução e você passa a  não ter escolhe a não ser fazer.

A melhor solução então é identificar as tarefas que realmente contribuem para o seu sucesso e encurte consideravelmente o prazo para forçar uma concentração maior e evitar a procrastinação.

Lembre-se sempre:  O que você faz é infinitamente mais importante de como você faz. Eficiência é uma coisa importante, mas é absolutamente inútil, a menos que seja aplicada às coisas certas.

Temos um presente para você, que quer aumentar sua produtividade: Uma ferramenta de apenas 1 folha capaz de:

  1. Mobilizar foco e energia para aumentar incrivelmente seus resultados profissionais sem ter que trabalhar mais horas do que você já trabalha atualmente
  2. Descobrir como empreendedores e profissionais de sucesso (e atletas olímpicos também) se mantém produtivos e energizados durante longos períodos de trabalho
  3. Usar meu “critério de avaliação de tarefas” para descobrir as atividades desnecessárias que estão consumindo todo seu tempo
  4. Ganhar tempo extra para fazer somente o que é importante de verdade para você – Diminua o estresse e aumente sua felicidade

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *